A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social total. Não é somente a falta de doenças ou enfermidades, conforme instituído pela Organização Mundial da Saúde. Contudo, existem algumas definições diferentes de saúde. Abaixo estão alguns dos principais. Esse post explora os diversos tipos de saúde, assim como os conceitos por trás deles.
Determinantes sociais da saúde
Os determinantes sociais da saúde referem -se a condições econômicas e sociais que influenciam a saúde de alguém. Isto acrescenta fatores como pobreza e discriminação. Chegar esses fatores podes ajudar a melhorar a saúde das pessoas. Incontáveis estudos evidenciam que existe uma conexão direta entre condições sociais e resultados de saúde.
Alguns desses fatores incluem gênero, raça, direção sexual e cultura. Alguns desses fatores conseguem ter um impacto negativo pela saúde. Outros fatores que podem afetar a saúde de alguém adicionam insegurança financeira, capital social e conflitos. O impacto desses fatores pela saúde bem como podes ter um efeito multiplicativo.
As condições econômicas e sociais na existência de uma pessoa determinam sua saúde geral. Esses fatores influenciam a característica dos cuidados de saúde que as pessoas recebem. Eles bem como afetam o acesso aos cuidados de saúde. Como por exemplo, se uma família não tiver acesso a um hipermercado com alimentos saudáveis, é mais viável que desenvolva condições de saúde e reduza tua possibilidade de vida.
Conceituação da saúde
O propósito nesse estudo é definir como as pessoas definem a saúde. Duas perguntas foram construídas para alcançar isso. Amostras aleatórias de adultos nos quarenta e oito estados contíguas foram contatados por pesquisas telefônicas omnibus em 1995 e 2002. Os questionários incluíram dados demográficos e questões sobre isto saúde. Os questionários foram concluídos por 967 indivíduos.
Utilizando os códigos, os autores identificaram 159 códigos para o assunto da saúde. A partir desses, 9 subtemas foram identificados: tema um (conceitos de saúde), tema 2 (dimensões da saúde) e conteúdo três (perspectiva). As tabelas de código resultantes esclarecem as numerosas dimensões da saúde, incluindo tuas probabilidades.
Como nos outros determinantes da saúde, as experiências individuais de saúde variam amplamente entre as pessoas. As definições de saúde assim como mudaram com o tempo. As experiências de saúde dos jovens normalmente se concentram pela saúde física, enquanto as experiências de saúde de idosos geralmente se concentram na participação social. Como repercussão, uma conceituação da saúde não poderá ser aplicada universalmente. Também, diferentes sociedades veem a saúde de forma contrário. Por exemplo, em algumas partes da África Ocidental, a obesidade é considerada um sinal de saúde. Por outro lado, em partes da Europa, alguém saudável é qualificado de percorrer 3 quilômetros. Além disso, pela maioria das comunidades asiáticas, o bem-estar é caracterizado por uma conexão íntima com todos os níveis de vida. Isso geralmente é alcançado por intermédio da meditação.
Determinantes sociais da saúde na população digital
Os determinantes sociais da saúde (SDOH) são fatores que afetam uma ampla gama de resultados de saúde e qualidade de vida. Eles também contribuem com os custos de saúde e a mortalidade prematura. Em um relatório recente, o Conselho da Associação Médica Americana (Adora) sobre Serviços Médicos (COMS) identificou iniciativas do Sistema de Saúde para chegar os determinantes sociais da saúde. Os autores do relatório argumentam que encostar estes fatores requer uma abordagem e colaboração de “All Hands On Deck” entre os setores.
Esses determinantes sociais da saúde estão inter -relacionados e não afetam cada indivíduo identicamente. Por exemplo, a obtenção educacional e o acesso a alimentos saudáveis podem ter efeitos diferentes na saúde. Essa distribuição desigual de determinantes sociais leva a disparidades no estado de saúde entre diferentes grupos de populações. Estas diferenças conseguem persistir por gerações e conseguem ser particularmente significativas para entusiasmar as desigualdades de saúde com apoio em raça e etnia.